5 passos para investir no mercado de ações

ANÚNCIO

De fato, investir no mercado de ações não é algo tão simples. Por isso, é importante ter certeza sobre os primeiros passos necessários para um investimento de sucesso.

No mercado norte-americano, por exemplo, pesquisas apontam que um investimento de US$ 10.000 no índice amplo S&P 500 há 50 anos valeria quase US$ 1,2 milhão hoje.

ANÚNCIO

Logo, a aplicação nesses ativos, quando bem feita, pode estar entre as maneiras mais eficazes de construir riqueza a longo prazo. Existem muitas coisas que o público deve saber antes de começar essa trajetória, veja os 10 passos.

5 passos para investir no mercado de ações
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja também: Renda variável – como começar a investir sem medo

1. Determine a abordagem de investimento

A primeira coisa a se considerar é como começar a investir em ações. Alguns investidores optam por adquirir papéis individuais, enquanto outros adotam uma abordagem menos ativa. Considere refletir sobre as seguintes afirmações:

ANÚNCIO
  • Sou uma pessoa analítica e gosto de calcular números e fazer pesquisas;
  • Eu odeio matemática e não quero fazer uma tonelada de lição de casa;
  • Tenho várias horas por semana para me dedicar ao investimento;
  • Gosto de ler sobre as diferentes empresas em que posso aplicar capital;
  • Sou um profissional ocupado e não tenho tempo para aprender a analisar ativos.

A boa notícia é que, independentemente de com qual dessas afirmações a pessoa concorde, ela ainda é uma grande candidata a se tornar um investidor em ativos. A única coisa que mudará é o “como”.

3. Abra uma conta de investimento

Todos os conselhos sobre como entrar no mercado de ações para iniciantes não ajudam muito se o interessado no mercado não tem como comprar os papéis. Para fazer isso, é necessário ter uma conta de corretagem.

5 passos para investir no mercado de ações
Fonte: (Reprodução/Internet)

No Brasil, esse serviço é oferecido por muitas instituições financeiras voltadas para este segmento dentre elas estão Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), XP (XP), Santander (SANB11) e outras.

ANÚNCIO

Leia mais: Como investir em imóveis sem comprar

4. Escolha as ações

A escolha dos ativos que irã compor os investimentos é muito importante. Algumas recomendações são válidas para escolher ações ideais para o perfil do investidor, principalmente se ele for iniciante e não possuir tanta segurança.

  • Diversifique no portfólio;
  • Invista apenas em negócios que entende;
  • Evite ações de alta volatilidade até se familiarizar com o mercado;
  • Aprenda as métricas e conceitos básicos para avaliar os ativos.

É uma boa ideia aprender o conceito de diversificação, o que significa que investidor deve ter uma variedade de tipos diferentes de empresas em seu portfólio.

Aplicar em ativos de alto crescimento pode parecer uma ótima maneira de acumular riqueza, mas o aconselhado é segurar esses papéis até atingir um nível razoável de experiência. É mais sensato criar uma base para a carteira de investimento com empresas sólidas e estabelecidas.

5. Continue investindo

Segundo o bilionário e investidor mais bem sucedido de todos os tempos Warren Buffett, não é necessário fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários. A maneira mais segura e assertiva de ganhar dinheiro com ações é comprar ativos de grandes empresas a preços razoáveis.

Também, é importante manter esses papéis enquanto as empresas continuarem boas. Claro que o investidor experimentará alguma volatilidade ao longo do caminho, mas com o tempo produzirá retornos de investimento.

Traduzido e adaptado por equipe Folha Capital.

Fonte: Fool.

ANÚNCIO