10 dicas para desenvolver um programa de estágio com excelência

ANÚNCIO

As empresas que desejam investir em novos talentos são mais bem atendidas com um programa de estágio. Embora muitas corporações já tenham esta frente bem definida que lhes permite o fluxo de estagiários para posições adequadas e permanentes, alguma companhias estão apenas começando.

Esses recém-chegados precisam entender como otimizar seus programas de estágio para fornecer o melhor benefício possível à empresa e para si mesmos. No entanto, esta iniciativa pode ser desafiadora para desenvolver e manter.

ANÚNCIO

Inserir o programa de estagiários na cultura da empresa pode ser trabalhoso principalmente nos dias atuais, já que o trabalho remoto se tornou padrão. Logo, veja 10 dicas que podem ajudar na elaboração desta estratégia com excelência.

programa de estágio
Fonte: (Reprodução/Internet)

1. Envolva os estagiários com um trabalho valioso

De acordo com especialistas em Recursos Humanos da Forbes, os programas de estágio precisam ter estrutura. Isto é, pode parecer fácil contratar estagiários e fazer com que realizem tarefas simples.

Na realidade, o segredo está em buscar um trabalho valioso e significativo de modo que os novos membros agreguem valor à empresa.

ANÚNCIO
  • Elabore projetos de aprendizagem com os líderes;
  • Dê oportunidades de desenvolvimento profissional;
  • Faça-os se sentir conectados com todos os setores da empresa.

2. Conclua uma análise de negócios

Conforme os profissionais de RH, a melhor dica para implementar um programa de estágio é fazer uma análise de negócios. Identifique as necessidades, os objetivos do programa e os recursos disponíveis e necessários para desenvolver, implementar e gerenciar o projeto. 

A estrategista em Recursos Humanos Thalia Rodriguez, da Providence Anesthesiology Associates, afirmou que um bom planejamento pode ter efeitos positivos no trabalho do estagiário e bons resultados para a empresa.

3. Defina os objetivos

Definir um propósito para a causa também é essencial. Um programa de estágio é tão bom quanto a missão da empresa. Conforme a especialista em carreiras, Jennifer Marzalek, esta iniciativa deve girar em torno do propósito da companhia ajudando a identificar os candidatos e a moldar o conteúdo do projeto. 

ANÚNCIO

4. Comece pequeno e faça ajustes

Comece pequeno e ajuste seus objetivos e processos antes de avançar para números maiores. A exposição multifuncional é fundamental, mas pode ser limitada se a duração for curta. Identifique as habilidades básicas para contratação:

  • Disposição para aprender;
  • Determinação;
  • Energia e criatividade;
  • Agilidade e responsabilidade.

Leia mais: 4 perguntas para fazer na entrevista e encontrar o emprego ideal.

5. Defina as habilidades que os estagiários irão desenvolver

Ao construir um programa de estágio, é necessário definir as habilidades que os estagiários desenvolverão durante o projeto. Todo estagiário precisa saber em quais atividades estará trabalhando, quais são as expectativas e como o programa os guiará para ter sucesso profissional.

O CEO da Numly, Madhukar Govindaraju, afirmou que a maioria dos gerentes considera os estagiários uma ajuda adicional. Os melhores gerentes irão se tornar líderes e treinar seus estagiários nessas habilidades.

6. Execute com a intenção certa

Abrir as portas da empresa para estagiários podem ser mutuamente benéficos se executados com a intenção certa. O objetivo principal deve ser ajudar e desenvolver o conjunto de habilidades da próxima geração que entrará na força de trabalho, não apenas atrair mão de obra gratuita ou barata.

Estagiários conversando
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo a especialista em recrutamento, Jenna Hinrichsen, os programas de estágio bem elaborados podem ser um ótimo caminho para trazer novos talentos para a sua organização. 

7. Tenha programa de estágio rotativo

Outra estratégia interessante é a rotatividade para estagiários. O emprego ideal para esta categoria é aquele que possibilita uma visão geral do setor, do mercado e da empresa, não apenas sua função ou departamento. 

Estagiários excepcionais costumam ser contratados para cargos de tempo integral desde que estejam inseridos em um programa rotativo que o permita avaliar como os departamentos trabalham. Esta iniciativa desperta o senso de colaboração e evita muitos atritos após a efetivação.

Leia mais: Match cultural, conheça a nova tendência de busca profissional entre os jovens.

8. Atribua responsabilidades adequadas

Também, o precisa dedicar tempo para desenvolver este programa e garantir que atribuir responsabilidades adequadas para cada estagiário. É preciso ter um sistema de controle e equilíbrio para garantir que esses colaboradores estejam trabalhando nessas atribuições. 

Muitas vezes, as empresas usam estagiários para realizar trabalhos administrativos indesejados. Esta é uma experiência ruim para o indivíduo e pode acabar em frustração

9. Defina um coordenador de programa de estágio

Ainda, os Recursos Humanos devem identificar um coordenador de programa de estágio para supervisionar os estagiários e certifique-se de que eles estão maximizando sua experiência de aprendizagem

  • Designe um mentor para cada estagiário.

Com isso, o supervisor ficará responsável em fornecer feedback contínuo e ajudar a rede de estagiários na organização. O papel do mentor e do coordenador é ajudar os estagiários a definir metas no início do programa e a garantir que o progresso profissional desses membros.

10. Foque na diversidade

Hoje em dia, a diversidade é um ponto fundamental nas empresas. É válido considerar sair da zona de compatibilidades para acessar estagiários em potencial para inserir na corporação. 

Desse modo, ampliar o leque de busca e procurar por pessoas diferentes tanto em personalidade como em cultura pode aumentar as chances de obter candidatos diversificados

Traduzido e adaptado por Equipe Folha Capital.

Fonte: Forbes.

ANÚNCIO